sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Terrorista norueguês considerado são pega 21 anos

Depois de ser declarado mentalmente capaz de responder por seus crimes, o terrorista norueguês Anders Breivik foi condenado hoje à pena máxima existente no país, de 21 anos de prisão, que pode ser prorrogada para prisão perpétua se ele for considerado perigoso. Em 22 de julho de 2011, ele matou 77 pessoas num atentado no centro de Oslo seguido de um ataque a um encontro do setor jovem do Partido Trabalhista na ilha de Utoya.

Os cinco juízes chegaram ao veredito por unanimidade. Em seu discurso, Breivik afirmou que atacou para destruir a sociedade liberal multicultural que estaria permitindo uma infiltração muçulmana na Noruega. Chegou a pedir desculpas a seus companheiros de extrema direita por não ter matado mais gente.

Na sua cruzada neonazista, o terrorista colocou uma bomba diante do escritório do primeiro-ministro, no centro da capital, matando oito pessoas, e partiu para a ilha onde, fantasiado de policial, abriu fogo contra o acampamento anual da juventude do partido do governo, matando mais 69 pessoas.

Breivik alegou que aqueles jovens eram alvos legítimos porque estavam sendo doutrinados para liderar a sociedade multicultiral em que seu país estaria se transformando.

Nenhum comentário: