segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Rebeldes sírios denunciam massacre de 300 pessoas

Depois de violentos combates no fim da semana, o governo da Síria anunciou ter reassumido áreas na periferia da capital que estavam sob controle rebelde, mas a oposição denuncia um massacre de mais de 300 pessoas em Daraya, na periferia da capital, Damasco.

A matança teria acontecido depois da reconquista de Daraya pelas forças governistas depois de semanas de combates. Seria um dos piores em 17 meses e meio de revolta popular contra a ditadura de Bachar Assad. Com mais de 630 mortes, a semana passada seria a mais violenta da guerra civil síria, informa o jornal The New York Times.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização de oposição sediada em Londres, revelou que mais de 200 cadáveres foram encontrados em diferentes pontos de Daraya, sem responsabilizar nenhum lado. Em cinco dias de combate, o total de mortos passou de 320.

A ditadura luta desesperadamente para reassumir o controle das duas maiores cidades sírias, Damasco e Alepo. Em declaração citada pela imprensa estatal, Assad voltou a responsabilizar terroristas guiados do exterior pelo conflito na Síria.

"O que está acontecendo é não apenas uma conspiração contra a Síria, mas contra a região como um todo, da qual a Síria é uma pedra fundamental", afirmou o ditador. "O povo sírio não vai permitir que este plano atinja seus objetivos, não importa qual seja o custo".

Nenhum comentário: