terça-feira, 21 de agosto de 2012

Primeiro-ministro da Etiópia morre aos 57 anos

Um dos políticos mais influentes da África, o primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, morreu repentinamente depois de contrair uma infecção no hospital onde estava internado para combater uma doença não revelada.

Zenawi assumiu o poder em 1991 num golpe militar que derrubou o ditador comunista Mengistu Marian. Ele foi presidente até 1995. Desde então, era primeiro-ministro.

Como chefe de governo, Zenawi impulsionou o desenvolvimento do segundo país mais populoso da África, com cerca de 80 milhões de habitantes. Desde 2004, a Etiópia cresce numa taxa média de 11% ao ano, mas ainda enfrenta problemas crônicos de seca e fome. Mas foi acusado de autoritarismo e de perseguir adversários políticos.

A Etiópia, segundo país mais populoso da África, também se tornou uma importante aliada dos Estados Unidos e da Europa na luta contra o terrorismo dos extremistas muçulmanos. Em 2006, invadiu a Somália para combater a milícia fundamentalista Al Chababe, que luta para implantar a lei islâmica na África.


Nenhum comentário: