sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Polícia da África do Sul massacra 34 mineiros em greve

 Como no tempo do regime segregacionista do apartheid, a polícia sul-africana atirou contra uma multidão de mineiros em greve por melhores salários e condições de trabalho, matando pelo menos 34 pessoas e ferindo outras 78, em Rustenburgo, que fica a cerca de 100 quilômetros de Joanesburgo, a maior cidade sul-africana.

Foi o pior massacre desde que a maioria negra chegou ao poder democraticamente com Nelson Mandela, em 1994.

A África do Sul não via matança igual desde o Massacre do Cavalo de Troia, em 15 de outubro de 1985, quando policiais brancos escondidos num caminhão mataram, na Cidade do Cabo, três negros e feriram outros 15 que lembravam os 25 anos do Massacre de Sharpeville, um dos marcos na luta contra discriminação racial.

Depois da matança de 69 negros em Sharpeville, em 1960, o Congresso Nacional Africano (CNA) decidiu entrar na luta armada, o que levou Mandela à clandestinidade e à prisão.

O presidente Jacob Zuma antecipou a volta de uma conferência regional realizada em Moçambique para enfrentar a crise. Ele decretou luto nacional e convocou uma comissão de inquérito.

A polícia acusou os militantes de avançar ameaçadoramente brandindo facões e lanças, informa o jornal The New York Times. Quando o gás lacrimogênio não foi suficiente para dispersar a massa enfurecida, que penetrava nas linhas de defesa da polícia, os agentes receberam ordens para atirar - e atiraram para matar, como em 1960 e 1985.

Nenhum comentário: