sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Obama amplia vantagem entre independentes

Três novas pesquisas realizadas entre 2 e 8 de agosto indicam um avanço do presidente Barack Obama na disputa pela reeleição contra o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Duas dessas pesquisas indicam uma ampliação da vantagem de Obama entre os eleitores independentes, que são os que decidem as eleições.

A maior vantagem aparece na sondagem encomendada pela televisão arquiconservadora Fox News. Obama lidera por 49% a 40%. Em julho, sua vantagem era de apenas quatro pontos, 45% a 41%. Agora, entre os independentes, o presidente está 11 pontos percentuais à frente.

Romney também sofre uma grande rejeição. Só 26% ficariam muito satisfeitos com o republicano na Casa Branca, enquanto 71% ficariam um tanto ou muito incomodados com isso.

Na pesquisa da rede de televisão CNN, a vantagem de Obama subiu para sete pontos percentuais, 52% a 45%. Em junho, a mesma sondagem apontava 49% a 46%. Entre os independentes, a vantagem do presidente aumenta para nove pontos percentuais.

Cerca de 64% dos entrevistados acreditam que Romney favoreceria os ricos em detrimento da classe média. A boa notícia para o ex-governador é a consolidação da candidatura entre o eleitorado republicano, uma mobilização essencial para a vitória em 6 de novembro de 2012.

A nova pesquisa do instituto Ipsos para a agência de notícias Reuters deu 49% a 42% para Obama, com aumento de um ponto percentual na vantagem do presidente. Essa sondagem constata um aumento do pessimismo. Só 31% dos americanos acreditam que o país esteja no rumo certo, informa o jornal The Washington Post.

Nenhum comentário: