quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Merkel rejeita ampliação de paz para Grécia

A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, rejeitou a possibilidade de ampliar o prazo para que a Grécia corte mais 11,5 bilhões de euros em gastos públicos durante um encontro que terá na sexta-feira com o primeiro-ministro Antonis Samaras.

Em entrevista ao jornal Bild desta quarta-feira, Samaras declarou que pretendia pedir hoje uma ampliação do prazo para evitar novos cortes drásticos nos gastos públicos, já que no fim de 2012 a Grécia terá completado o quinto ano seguido de recessão, com queda de 20% no produto interno bruto.

A meta do ajuste fiscal draconiano a que a troika  (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo monetário internacional) exige da Grécia é reduzir a dívida pública de 180% para 120% do PIB até 2020.

Para Samaras, a saída da Grécia da união monetária europeia seria uma "catástrofe", trariam "pelo menos mais cinco anos de recessão e elevariam o desemprego acima de 40%. Seria um desastre econômico, agitação social e uma crise sem precedentes da democracia".

Nos últimos três anos, acrescentou o primeiro-ministro, "o nível de vida grego caiu 35%. Uma volta do dracma aprofundaria a queda para 70%. Que democracia consegue sobreviver a isso?"

Nenhum comentário: