quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Inflação na China cai para 1,8% ao ano

Em mais um sinal da desaceleração na China, o índice de crescimento de preços ao consumidor baixou de 2,2% ao ano em junho para 1,8% ao ano em julho de 2012, informou o escritório nacional de estatísticas. É o menor valor em dois anos e meio, desde janeiro de 2010, quando a inflação estava em 1,5% ao ano.

Isso amplia a margem de manobra das autoridades monetárias para reduzir as taxas de juros e tomar outras medidas para estimular a expansão da economia e atingir a meta de crescimento de 7,5% para este ano. A segunda maior economia do mundo cresceu no segundo trimestre deste ano numa taxa anual de 7,6%.

No atacado, os preços registraram deflação de 2,9% no mês passado.

As vendas no varejo, principal indicador do consumo doméstico, tiveram alta anual de 13,1% em julho, um pouco abaixo dos 13,7% de junho. Nos primeiros sete meses do ano, houve um avanço de 14,2% em relação ao mesmo período em 2011.

O crescimento industrial também foi menor, baixando de 9,5% para 9,2% ao ano em julho, enquanto o investimento em capital fixo em zonas urbanas avançou 20,4% nos sete primeiros meses do ano.

Nenhum comentário: