quinta-feira, 26 de julho de 2012

Romney comete gafe ao questionar Olimpíada de Londres

LONDRES - Depois de ser acusado de racismo porque seus assessores tentaram vender ao Reino Unido a ideia de que Mitt Romney é "mais anglo-saxão" do que o presidente Barack Obama, o candidato da oposição à Presidência dos Estados Unidos cometeu nova gafe diplomática. Em entrevista à televisão americana, Romney, que tem fama de ter salvo os Jogos de Inverno de Salt Lake City, levantou dúvidas sobre o sucesso da Olimpíada de Londres.

"É difícil dizer se eles estão preparados. Há razões para preocupação com a firma de segurança privada que não treinou o número suficiente de guardas e a ameaça de greve dos funcionários da imigração", declarou o candidato republicano para fúria de seus supostos aliados do Partido Conservador britânico, como o primeiro-ministro David Cameron e o prefeito de Londres, Boris Johnson.

Coube a Johnson dar a resposta. Diante de uma multidão de funcionários e voluntários que trabalham nos Jogos Olímpicos, ele perguntou: "Um cara chamado Mitt Romney duvidou de nossa preparação. Vocês estão prontos?"

A massa disse sim. Isso certamente será usado pela campanha de Obama à reeleição como uma gafe diplomática e uma indicação de que Romney, ao desrespeitar um dos maiores aliados dos EUA, mostrou-se ingênuo e despreparado em política externa.

Afinal, na primeira viagem ao exterior da campanha, o candidato republicano pretendia se apresentar como um estadista.

Nenhum comentário: