domingo, 29 de julho de 2012

Prefeito de Londres é favorito para ser líder conservador

LONDRES - Em destaque por causa da Olimpíada de 2012, o prefeito de Londres, Boris Johnson, já é apontado como mais forte candidato a futuro líder do Partido Conservador britânico num momento em que a recessão reduz a popularidade do primeiro-ministro David Cameron e do ministro das Finanças, George Osborne.

Só 49% de 1.419 ativistas do partido querem ser liderados por Cameron nas próximas eleições, previstas para 2015. Aristocrata, ele é visto como insensível diante dos problemas das camadas mais pobres da população, que sofrem com os cortes de gastos e aumentos de impostos de mais de 80 bilhões de libras adotados pelo governo para conter o endividamento público do Reino Unido.

Com o país mergulhado na segunda recessão desde a crise de 2008, o culto, inteligente e bem-humorado Johnson tem o apoio de 32% do partido para suceder Cameron contra 24% que preferem o ministro do Exterior, William Hague, que já foi líder do partido, e 19% favoráveis ao ministro da Educação, Michael Gove, informa nesta segunda-feira o jornal inglês The Independent.

Nenhum comentário: