quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dilma chega a Londres e Reino Unido quer contratos

LONDRES - A presidente Dilma Rousseff chegou hoje a Londres para a abertura da Olimpíada de 2012 e se encontrou com o primeiro-ministro David Cameron no momento em que a recessão se agrava. Os ministros do governo britânico foram orientados a usar os Jogos para tentar obter contratos lucrativos que ajudem o Reino Unido a sair da crise.

Com a queda de 0,7% do produto interno bruto, o governo luta desesperadamente para encontrar fontes de riqueza que não dependem da demanda interna e do investimento público.

Uma conferência empresarial a ser realizada amanhã tenta atrair pelo menos 1 bilhão de libras, cerca de R$ 3,2 bilhões, em investimentos. Mas, como a demanda interna está em queda, o maior objetivo é obter contratos no exterior.

Os negócios multibilionários que são alvo de Downing St. e Whitehall incluem a reconstrução da Líbia, as Copas do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil e na Rússia, a exploração do petróleo da camada pré-sal no Brasil e de águas profundas no México, a descontaminação da usina nuclear de Fukushima, no Japão, e seus arredores, a construção de redes ferroviárias na Arábia Saudita e em Hong Kong, do metrô de Cingapura e de cidades com baixo consumo de carbono em Taiwan.

Nenhum comentário: