quinta-feira, 28 de junho de 2012

UE aprova plano de crescimento de 120 bi de euros

No primeiro dia de sua reunião de cúpula, a União Europeia aprovou hoje um plano para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos no valor de 120 bilhões de euros (R$ 312 bilhões), anunciou o presidente executivo do bloco, Herman van Rompuy.

Em uma medida para acalmar o mercado, os líderes europeus decidiram que o dinheiro dos fundos europeus de estabilidade financeira poderá ser usado para recapitalizar os bancos, um dos problemas centrais da crise. Os bancos já enfrentavam o peso de dívidas incobráveis da crise de 2008-9 e são grandes detentores de bônus das dívidas públicas em crise.

A Itália e a Espanha se recusam a assinar o acordo se não foram incluídas medidas específicas para estabilizar os mercados financeiros, onde são obrigadas a pagar cada vez mais pelos títulos de suas dívidas públicas. Van Rompuy declarou que as medidas de curto prazo exigidas pela Espanha e a Itália serão discutidas apenas pelos 17 países da Zona do Euro.

O dinheiro para incentivar a economia virá do Banco Europeu de Investimento e do Fundo Europeu de Investimento.

Os presidentes da UE e da Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, José Manuel Durão Barroso, propuseram a criação de um Tesouro comum da Eurozona que emitiria eurobônus de médio prazo, além de uma união bancária com fiscalização centralizada e garantia conjunta dos depósitos. Mas a Alemanha insiste em só tomar as medidas para dividir o ônus das dívidas quando uma política fiscal comum estiver consolidada.

Nenhum comentário: