quarta-feira, 13 de junho de 2012

Crescimento chinês pode cair para menos de 7% ao ano

Se não houver uma melhora significativa nos dados econômicos de junho, o crescimento da China no segundo trimestre de 2012 pode baixar para um ritmo anual inferior a 7%, adverte hoje a edição internacional do jornal Diário do Povo, citando Zheng Xinli, diretor adjunto do Centro Chinês sobre Transações Econômicas Internacionais, um dos economistas mais respeitados do país.

Um novo relatório divulgado hoje pela Universidade do Povo, citado na revista americana Forbes estima o crescimento dos cinco primeiros meses do ano em 7,7% ao ano.

Pelos cálculos de economistas entrevistados pela agência de notícias Reuters, o crescimento do segundo trimestre deve ficar em 7,9%. Será o sexto semestre consecutivo de desaceleração do crescimento. No primeiro trimestre de 2012, a expansão foi de 8,1% ao ano. A previsão para o ano está em 8,2%. Em 2011, foi de 8,7%.

Com o avanço de 9,6% na produção industrial em maio, uma ligeira alta em relação aos 9,3% de abril, a expectativa é de uma retomada na aceleração do crescimento no terceiro trimestre. Isso é bom para o Brasil, que tem na China seu maior parceiro comercial.

Nenhum comentário: