segunda-feira, 25 de junho de 2012

Chipre pede ajuda financeira à UE

Depois de citar o contágio da crise da Grécia, o pequeno arquipélado de Chipre anunciou hoje que vai pedir ajuda financeira à União Europeia para evitar o colapso de seus bancos. Analistas de mercado estimam que o país precise de cerca de 10 bilhões de euros.

"O propósito é conter os riscos para a economia cipriota, especialmente aqueles oriundos dos efeitos negativos para o setor financeiro devidos à sua grande exposição à economia grega", disse em nota o governo do presidente Demetris Christofias.

A agência de classificação de risco Fitch tinha rebaixado a nota de crédito do país de BBB- para BB+, com perspectiva negativa.

Há mais de um ano, Chipre não conseguia se financiar através do mercado. Chegou a receber uma ajuda de 2,5 bilhões de euros da Rússia. Em 1º de julho, o país assume a presidência rotativa do Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado e de governo da UE.

Sem dinheiro para pagar sua dívida pública por causa do impacto da crise mundial de 2008-9, Grécia, Irlanda e Portugal tinham pedido ajuda aos parceiros da UE para pagar suas dívidas. A Espanha pediu um empréstimo para recapitalizar os bancos.

Nenhum comentário: