sexta-feira, 25 de maio de 2012

Seis países recebem US$ 177 milhões contra fome

O Programa de Agricultura Global e Segurança Alimentar, um fundo de combate à fome e à miséria financiado por países ricos, vai dar US$ 177 milhões a seis países - Burúndi, Gâmbia, Maláui, Quirguistão,  Senegal e Tanzânia -, anunciou hoje o Banco Mundial.

No início de 2008, o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas advertiu que uma inflação nos preços internacionais dos alimentos estava aumentando o total de famintos do mundo para cerca de 1 bilhão.

A crise econômico-financeira deflagrada pelo colapso do banco Lehman Brothers, em setembro daquele ano, aliviou as pressões inflacionárias, mas a combinação de comida cara com desemprego e a insensibilidade das autoridades está por trás da onda de revoltas da chamada Primavera Árabe.

Apesar de tímida, a recuperação levou a nova alta nos preços dos alimentos. Em 2011, a inflação foi de 24% em relação aos preços médios de 2010, informa o Banco Mundial.

Para o subsecretário para assuntos internacionais do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Lael Brainard, depois do lançamento em abril de 2010, "o Programa de Agricultura Global e Segurança Alimentar provou rapidamente ser um dos programas mais inovativos e efetivos que a comunidade internacional criou. Vai aumentar a renda de 7,5 milhões de pequenos agricultores e suas famílias".

Nenhum comentário: