quarta-feira, 23 de maio de 2012

Paquistão condena médico que ajudou a achar Ben Laden

Num gesto que vai piorar ainda mais as relacões com os Estados Unidos, o Paquistão condenou a 33 anos de prisão por alta traição o médico que ajudou o serviço secreto americano a localizar Ossama ben Laden na cidade de Abotabade.

O Dr. Chakil Afridi chefiou um falso programa de vacinação organizado pela Agência Central de Inteligência (CIA) para coletar material para um exame de DNA destinado a comprovar a presenca na cidade do terrorista mais procurado do mundo.

Ben Laden foi morto em 2 de maio no ano passado (pelo horário paquistanês) pelo comando de elite Seals (Focas) da Marinha dos EUA numa operação cladestina.

Para o Paquistão, a invasão não anunciada foi uma violação da soberania nacional. Para os americanos, ele não poderia estar ali, na cidade-sede da principal academia militar paquistanesa, sem o conhecimento do governo, especialmente do serviço secreto das Forças Armadas, acusado de sustentar a milicia fundamentalista dos Talebã.

As relações entre os dois paises pioraram ainda mais quando os EUA mataram por engano 24 soldados do Exército do Paquistão na fronteira com o Afeganistão. Em retaliação, os paquistaneses fecharam passagens na fronteira usadas para dar apoio logístico às forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que lutam contra os Talebã na Guerra do Afeganistão.

Como os EUA nunca pediram desculpas formalmente, o Paquistão mantém a fronteira fechada, apesar dos insistentes apelo feito nesta semana durante a reunião de cúpula da OTAN em Chicago.

Nenhum comentário: