quarta-feira, 23 de maio de 2012

Obama lidera em nova pesquisa eleitoral nos EUA

O presidente Barack Obama tem uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, indica uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Wall St. Journal, mas está seis pontos atrás na Flórida, um dos estados decisivos, aponta outra pesquisa.

Na pesquisa nacional, Obama teve 47% das preferências contra 43% para Romney.

Cerca de 48% dos eleitores aprovam o desempenho do presidente, mas persistem dúvidas sobre sua capacidade de promover a recuperação da economia americana. Também não há muita confiança em Romney.

A campanha de Obama tenta caracterizar Romney como um empresário que canibalizou empresas com seu fundo de investimentos privados, demitindo trabalhadores. Isso desqualificaria sua tentativa de se apresentar como um empreendedor bem-sucedido capaz de gerar os empregos e negócios que o país precisa para se reerguer.

Romney admite que o atual presidente não é responsável pela crise. Não cita, nem quer perto dele na campanha o ex-presidente George W. Bush, mas alega que Obama agravou a crise, aumentou os gastos públicos e o endividamento.

Na Flórida, uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, conhecida pela qualidade de suas sondagens, dá 47% para Romney e 41% para Obama. Mais da metade (52%) dos eleitores inscritos no estado reprova o desempenho do presidente e acredita que ele não merece um segundo mandato. Apenas 44% estão satisfeitos com o governo Obama.

Para 63% dos entrevistados, o apoio de Obama ao casamento de pessoas do mesmo sexo não mudou sua intenção de voto.

Nenhum comentário: