quinta-feira, 17 de maio de 2012

Líder socialista fica fora do governo na França

Líder do Partido Socialista e ex-vice-primeira-ministra no governo Lionel Jospin, além de filha do ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, Martine Aubry chegou a ser cotada para primeira-ministra da França sob François Hollande. Acabou ficando fora do governo, considerado moderado.

Antes mesmo do anúncio do ministério do primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault, Aubry revelou que estava fora. Ela prometeu fazer campanha para as eleições legislativas: "Nós três estamos convencidos de que, nas circunstâncias atuais, sou mais útil como chefe do Partido Socialista, ao lado de Jean-Marc Ayrault, o líder da maioria".

Na Assembleia Nacional da França, o primeiro-ministro costuma atuar lado a lado com o líder do partido dominante. Hollande fazia isso no governo Lionel Jospin (1997-2002).

Mas observadores políticos franceses veem um possível conflito no seio do novo governo. Esperava-se que Martine Aubry fosse primeira-ministra ou uma espécie de superministra da Juventude, Educação e Cultura.

"François fez uma escolha política. Ela poderia ter escolhido o ministério que quisesse", comentou um assessor de Aubry, citado pelo jornal francês Libération.

Nenhum comentário: