segunda-feira, 28 de maio de 2012

Guardas do Irã lutam ao lado de Assad na Síria

A tropa de elite Qods, braço da Guarda Revolucionária do Irã para ações no exterior, está apoiando a ditadura de Bachar Assad na guerra civil da Síria, admitiu neste fim de semana um alto comandante da tropa de elite.

Em entrevista à Agência de Notícias República Islâmica, o subcomandante da força Qods, Ismail Ghaani, afirmou que, "se a república islâmica não estivesse presente na Síria, muito mais massacres teriam sido perpetrados", informa o jornal inglês The Guardian, acrescentando que a notícia foi logo retirada do ar.

O regime de Bachar Assad é o único país aliado do Irã no Oriente Médio. A república dos aiatolás luta para não ficar isolada.

A brigada Qods, batizada com o nome árabe de Jerusalém, responde diretamente ao Supremo Líder Espiritual, aiatolá Ali Khamenei. Visa a difundir a revolução islâmica, treinando e armando grupos aliados no exterior.

Durante a chamada Primavera Árabe, a mídia oficial da ditadura teocrática iraniana apoiou as revoltas na Tunísia, Egito, Líbia, Bahrein e Iêmen, apresentando-as como um "renascimento islâmico", mas é contra o levante contra seu aliado Assad.

Nenhum comentário: