quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cientistas mapeiam o genoma do tomate

O Consórcio Genoma do Tomate, formado por várias instituições científicas da Europa, entre elas o Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona e o Centro Nacional de Supercomputação da Espanha, conseguiu mapear o código genético desta fruta originária da América que se tornou um dos principais ingredientes da culinária no mundo inteiro. Foram identificados todos os genes da variedade Heinz 1706. São 7 mil genes a mais do que em seres humanos.

A descoberta da sequência do DNA da planta deve levar ao surgimento de variedades transgênicas capazes de produzir o ano inteiro e de resistir melhor às pragas da lavoura e à escassez de água. Seus resultados foram publicados na revista científica Nature.

Ao estudar o genoma, o conjunto de todos os genes de uma determinada espécie, os cientistas procuram indicações sobre sua evolução. A pesquisa sugere que o genoma passou por duas rodadas de triplicação nos últimos 120 milhões de anos. Uma teria acontecido antes do tomate se separar da linha evolutiva da uva.

Nenhum comentário: