quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vigilante é acusado de matar jovem negro nos EUA

Depois de muita pressão popular, a Justiça da Flórida anunciou hoje a abertura de processo contra George Zimmerman, vigilante de um condomínio fechado em Sanford acusado de matar o jovem negro Trayvon Martin, de 17 anos, que não estava armado, em 26 de fevereiro de 2012.

Zimermman, de 28 anos, alegou ter agido em legítima defesa. Só agora, um mês e meio depois, ele foi preso. Hoje à tarde, a procuradora especial Angela Corey o acusou "homicídio em segundo grau", que no direito americano significa uma morte não premeditada em circunstâncias em que a morte da vítima era uma possibilidade clara. Deve ser apresentado a um juiz amanhã.

O presidente Barack Obama chegou a dizer que, "se eu tivesse um filho, seria parecido com Trayvon".

Foi mais uma morte de um negro que reacendeu o debate sobre racismo nos Estados Unidos. O vigilante ligou para o número da polícia para emergências descrevendo o jovem como suspeito porque estava com um capuz que escondia parcialmente seu rosto. Por isso, está sendo acusado de se precipitar e matar um inocente.

A polícia local fez tudo para encobrir o caso. Zimmerman só foi preso depois de uma enorme pressão da opinião pública. LeBron James e o time de basquete do Miami Heat tiraram fotos com casaco e capuz de abrigo esportivo, a roupa de Trayvon na hora da morte, reporta o jornal The New York Times.

Nenhum comentário: