quinta-feira, 19 de abril de 2012

ONU acusa Síria de desrespeitar trégua

A Síria não está cumprindo a promessa de retirar tropas e tanques dos centros urbanos, denunciou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, em encontro realizado hoje em Paris para discutir a crise no Oriente Médio.

"Ou temos sucesso em aplicar o plano de paz do ex-secretário-geral Kofi Annan de acordo com a orientação do Conselho de Segurança com a ajuda dos monitores, ou o presidente Bachar Assad vai perder sua última chance antes de novas medidas serem tomadas", alertou Ban. Ele exige do regime sírio total liberdade de movimentação para os observadores do cessar-fogo.

Em entrevista de rádio, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu a abertura de corredores de ajuda humanitária e pediu à Rússia e à China que retirem o apoio ao ditador.

Pelo menos mais 25 pessoas foram mortas hoje, denunciam os comitês de coordenação local da oposição. Desde 15 de março de 2011, mais de 9 mil pessoas foram mortas na revolta síria, estima a ONU. Os rebeldes afirmam que o total de mortes passa de 11 mil, reporta a TV americana CNN.

Nenhum comentário: