terça-feira, 10 de abril de 2012

Obama supera Romney mas não em economia

A sete meses da eleição presidencial de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama leva vantagem sobre o provável candidato da oposição, o ex-governador Mitt Romney, na maioria das questões, mas permanece numa fundamental: a economia.

O ritmo da recuperação econômica e a redução na queda do desemprego são os maiores problemas de Obama, indica uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Washington Post e a rede de televisão ABC.

Por 2 a 1, a maioria dos entrevistas considerou Obama mais simpático e amigável do que Romney, além de mais inspirador. Romney tem um problema com as mulheres, agravado pelo discurso antiaborto dos pré-candidatos do Partido Republicano.

A queda na recuperação do mercado de trabalho, com a redução no saldo de novos empregos de mais de 200 mil por mês desde novembro para 120 mil em março, sinaliza que houve uma antecipação das contratações por causa do inverno suave. Nos próximos meses, o ritmo ficaria mais fraco, criando problemas para a reeleição de Obama.

Depois da Segunda Guerra Mundial, nenhum presidente dos EUA se reelegeu com taxa de desemprego acima de 7,2% no dia da votação. O índice caiu de 8,3% para 8,2% no mês passado.

Nenhum comentário: