domingo, 29 de abril de 2012

Obama faz piadas sobre republicanos e escândalo

É uma tradição que o presidente dos Estados Unidos conte piadas durante o jantar anual da Associação dos Setoristas da Casa Branca, os jornalistas credenciados para cobrir o chefe do Executivo federal americano. Em ano de eleição, Barack Obama não perdeu a oportunidade.

Obama entrou com um microfone "indiscreto" para lembrar do que falou ao presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, sem perceber que os microfones estavam ligados. Naquela ocasião, falou como se já estivesse reeleito, dizendo que depois seus países se entenderiam sobre o programa de defesa antimísseis que os EUA querem instalar na Europa.

"Há um ano, se fez Justiça com um dos homens mais notórios do mundo", disse Obama, retomando seu discurso. Quando a maioria pensava na morte de Ossama ben Laden, eis que aparece no telão o magnata imobiliário Donald Trump, que há um ano anunciou ter descoberto o "mistério" do local de nascimento do presidente dos EUA.

Algumas vozes do Partido Republicano colocaram em dúvida se Obama tinha nascido mesmo em Honolulu, no Havaí, como atesta sua certidão de nascimento, ou na Indonésia, onde sua mãe foi morar depois de se separar do pai dele. Se ele não tivesse nascido em território americano, não poderia ser presidente.

Em seguida, com ironia, agradeceu à maioria republicana na Câmara dos Representantes por "abrir espaço na minha agenda apertada ao não aprovar nenhuma lei".

Seu provável adversário na eleição de 6 de novembro de 2012, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney tampouco foi poupado: "Ambos temos diplomas de Harvard. Eu tenho um. Ele tem dois. Que esnobe!"

Na plateia, estava o ex-senador ultraconservador Rick Santorum, que abandonou a disputa pela candidatura republicana no início do mês. Durante a campanha, ele acusou Obama de esnobe por querer que todos os jovens tenham o direito de cursar uma universidade.

A Universidade de Harvard é considerada a melhor do mundo. Obama foi editor-chefe da revista acadêmica da faculdade de direito, a Harvard Law Review. No culto da ignorância usado por parte da direita conservadora para esnobar as grandes universidades e o pensamento liberal, os profissionais formados em Harvard são considerados esnobes. Neste caso, os dois são.

Por fim, sobrou para o serviço secreto, envolvido num escândalo sexual porque 11 agentes e cinco militares envolvidos na segurança de Obama durante a Conferência de Cúpula das Américas realizada neste mês em Cartagena, na Colômbia, levaram prostitutas para seus quartos de hotel.

"Eu tinha preparado muito mais material para vocês, mas preciso levar o serviço secreto de volta para casa. Os agentes têm novos horários para chegar em casa", brincou o presidente.

Nenhum comentário: