sexta-feira, 27 de abril de 2012

Austeridade e corrupção derrubam governo na Romênia

A crise das dívidas públicas derruba mais um governo na União Europeia. Os cortes de gastos públicos, o favoritismo e a corrupção tiraram o apoio parlamentar do primeiro-ministro da Romênia, Mihai Razvan Ungureanu.

Alvo de uma moção de desconfiança, o governo recebeu 235 votos contrários, quatro a mais do que necessário. Durou apenas dois meses. Em fevereiro, caíra o primeiro-ministro Emil Boc, no meio de uma onda de protestos contra medidas de ajuste das contas públicas

O presidente Traian Basescu convidou o líder da oposição, Victor Ponta, para formar o novo governo. Diante da ameaça de instabilidade, o presidente declarou que o Tesouro tem recursos suficientes para qualquer eventualidade.

Na República Tcheca, o governo será submetido a um voto de confiança no Parlamento no sábado. A expectativa é que o primeiro-ministro Petr Necas sobreviva.

"Temos de tomar medidas duras agora", declarou Necas ao Parlamento. "Se adiarmos, teremos de tomá-las de todo jeito em condições muito mais dolorosas", argumentou o primeiro-ministro tcheco, citado pela agência de notícias Associated Press.

Nenhum comentário: