quinta-feira, 15 de março de 2012

Talebã suspendem negociações com os EUA

A milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) suspendeu o diálogo com os Estados Unidos, e o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu a retirada dos soldados americanos das cidades e vilas do país. Eles ficariam confinados nos quartéis no momento em que começa a ofensiva de primavera dos extremistas muçulmanos.

Os Talebã alegam que os EUA não cumpriram compromissos como libertar seus militantes presos no centro de detenção instalado na base naval de Guantânamo, um enclave americano em Cuba.

Para o jornal americano The Washington Post, não está claro se a morte de 16 civis inocentes no último fim de semana por um sargento dos EUA e a queima de cópias do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, em bases militares americanas pesaram na decisão dos rebeldes.

Ontem, houve uma tentativa de atentado frustrada contra o secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta. Ele caminhava na pista de pouso de uma uma base militar britânica, quando um carro roubado explodiu em chamas a apenas 75 metros de distância, informa o jornal inglês The Independent.

Nenhum comentário: