terça-feira, 13 de março de 2012

Síria convoca eleições legislativas para 7 de maio

Em meio a uma revolta popular sem precedentes com mais de 8 mil mortes num ano, o ditador Bachar Assad convocou hoje eleições parlamentares para 7 de maio de 2012.

Desde que Bachar substituiu o pai, Hafez Assad, em 2000, houve duas eleições legislativas. Nas últimas eleições, em 2007, a Frente Nacional Progressista, coalizão liderada pelo partido Baath, conquistou ampla maioria na Assembleia Nacional, de 250 cadeiras.

Os rebeldes, a Liga Árabe e as potências ocidentais denunciaram a convocação de eleições em meio a uma guerra civil como mais uma "farsa" do regime.

No fim de semana, o ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan visitou Damasco como enviado especial para negociar a paz, sem sucesso. Ele pediu um cessar-fogo imediato, a libertação dos presos políticos e a abertura de um diálogo nacional com as oposições.

Assad rejeitou qualquer possibilidade de conversar com os rebeldes, que acusa de serem terroristas financiados por outros países.

Um documento assinado por 50 personalidades de destaque, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente do supremo tribunal da França Robert Badinter e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi, apela à Rússia para parar de usar seu direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas e retirar a "permissão de matar" de Bachar Assad. Leia no jornal francês Le Monde.

Nenhum comentário: