sexta-feira, 30 de março de 2012

Deputados colombianos querem cultivo legal de coca e maconha

Para secar a fonte de renda das máfias do tráfico de drogas, o deputado liberal Hugo Velázquez e outros sete colegas do Câmara da Colômbia apresentaram um projeto de lei para descriminalizar o cultivo da coca e da maconha.

Os deputados alegam que haveria queda nos preços, estimulando os pequenos agricultores a plantar outras coisas, mas o ministro da Justiça da Colômbia, Juan Carlos Esguerra, adverte que a aprovação da lei violaria acordos internacionais assinados pelo país.

A proposta acaba com as penas de prisão para quem plantar coca ou maconha. "Precisamos dizer aos Estados Unidos e outros países consumidores que a Colômbia já pagou o suficiente, principalmente em sangue", pela proibição. "Não funcionou. É hora de mudar a estratégia", disse Velázquez, citado pela TV pública britânica BBC.

O novo governo da Guatemala, liderado pelo general da linha dura Otto Pérez Molina, também está disposto a legalizar as drogas porque o país foi envolvido pela guerra do governo do México contra as máfias do tráfico. Isso levou muitas gangues a se refugiar na América Central, desestabilizando países pobres marginalizados com o fim da Guerra Fria.

Nenhum comentário: