quinta-feira, 29 de março de 2012

BRICS querem seu próprio banco de desenvolvimento

Durante reunião de cúpula em Nova Déli, os líderes dos países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), inclusive a presidente Dilma Rousseff, anunciaram hoje a intenção de criar seu próprio desenvolvimento dentro de uma estratégia para reduzir sua dependência dos Estados Unidos e da Europa.

Os BRICS têm 40% da economia mundial e são responsáveis hoje por 25% do crescimento internacional, mas sua unidade não vai muito além do repúdio à dominação das relações internacionais pelas potências ocidentais.

A China e a Índia são inimigas históricas e travam uma competição na Ásia. O Brasil critica as práticas comerciais e a manipulação do câmbio pela China. E a África do Sul não está nem perto do dinamismo econômico das outras economias do bloco. Foi convidada a fazer parte do grupo como um gesto em relação à África, cada vez mais explorada pela China e a Índia.

Quem vai contribuir com a maior parte do capital para o banco: a China? Como o país mostra pouco interesse em assumir um papel de liderança internacional, seria mais um instrumento de sua política econômica externa, cada vez vista como neoimperialismo no resto do mundo.

Nenhum comentário: