quinta-feira, 15 de março de 2012

Bo Xilai cai em desgraça em luta pelo poder na China

Bo Xilai, um dos expoentes da linha dura da nova geração de dirigentes da China, considerado forte candidato para integrar o Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista, acaba de cair em desgraça. Ele foi afastado da liderança do PC chinês na cidade de Xunquim, que tem status de província.

Os membros do Comitê Permanente são chamados na China de "nove imperadores". Desde a morte de Deng Xiaoping, em 1997, o regime comunista chinês adotou uma direção colegiada, sem um líder supremo com o status de Deng ou Mao Tsé-tung..

Sombrio, discreto e limitado, o atual presidente e líder do partido, Hu Jintao, é um enigma que se esvazia rapidamente. Mais parece um burocrata-chefe.

Bo se tornou uma estrela ascendente ao combinar em Chingqing o combate à corrupção e o resgate da ideologia de Mao Tsé-tung. Ontem, em seu último pronunciamento como chefe de governo diante do Congresso Nacional do Povo, o primeiro-ministro Wen Jiabao defendeu a retomada das reformas políticas para liberalizar o regime, advertindo que a alternativa seria uma volta da Revolução Cultural, o período mais traumático da história recente da China.

Em 6 de fevereiro, Wen havia criticado o líder do partido em Xunquim.

Não está claro se Bo também será afastado do Politburo, de 25 membros. Mas sua substituição por Zhang Dejiang, do mesmo grupo político, ambos são afilhados do ex-presidente Jiang Zemin, indica uma acomodação entre as diferentes facções em luta pelo poder em Beijim, observa o jornal americano The Washington Post.

Nenhum comentário: