quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Romney vence primárias em Michigan e no Arizona

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney deu mais um passo importante para conquistar a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 6 de novembro de 2012, ao vencer as eleições primárias realizadas hoje nos estados de Michigan e do Arizona.

Romney nasceu e foi criado em Michigan, onde seu pai foi governador. Uma derrota seria arrasadora. Ele travou um duelo apertado com o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, um católico conservador que busca o voto da ala mais direitista do partido, insatisfeita com o ex-governador, considerado liberal demais.

No momento, a rede de televisão americana CNN projeta 41% para Romney. 38% para Santorum, 12% para o deputado Ron Paul e apenas 7% para o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, cuja candidatura parece liquidada. Gingrich precisa ganhar nos seu estado natal, a Geórgia, para se manter vivo.

Ao celebrar sua vitória, um aliviado Romney prometeu restaurar a grandeza perdida pelo país: "Os EUA são a melhor nação que o mundo já viu e vamos lutar para continuar sendo".

Além de um corte de impostos de 20% para todos os americanos, Romney fala num Estado enxuto e mais eficiente. Ele acusou o presidente Barack Obama de não ter apresentado nenhuma proposta para salvar os programas de saúde Medicare (para idosos) e Medicaid (para pobres), e ficou de apresentar seu plano.

Daqui a uma semana, na Superterça-Feira, Romney pretende consolidar a liderança para evitar uma longa luta interna do partido até a convenção, marcada para agosto.

Nenhum comentário: