domingo, 12 de fevereiro de 2012

Parlamento da Grécia aprova novo plano antidéficit

O Parlamento da Grécia aprovou agora há pouco, no início da madrugada de segunda-feira em Atenas, um novo plano de ajuste fiscal com cortes adicionais de 3,3 bilhões de euros para tentar controlar o déficit orçamentário do país e evitar um agravamento da crise das dívidas públicas na Zona do Euro.

Cerca de 150 mil funcionários públicos serão demitidos, e os salários, as pensões e as aposentadorias, reduzidas. O salário mínimo do setor público vai diminuir em 22%.

Só assim o país se qualifica para receber a próxima parcela de um empréstimo de emergência de 110 bilhões de euros, não dar calote num pagamento de 14,5 bilhões de euros no fim de março e pleitear um novo empréstimo de mais 130 bilhões da euros da União Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional (FMI).  Ainda precisa renegociar sua dívida com credores privados, que  estão sendo forçados a aceitar perdas de até 70%.

Nas ruas da capital grega, mais de 250 mil pessoas protestaram contra a aprovação das novas medidas. O primeiro-ministro Lucas Papademos pediu calma, mas não conseguiu evitar manifestações violentas. Atenas está em chamas.

O desafio é aplicar este plano numa economia deprimida, que entra no quinto ano seguido de contração.

Nenhum comentário: