terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Romney deve obter grande vitória na Flórida

Cerca de 2 milhões de pessoas devem votar hoje na eleição primária do estado da Flórida para escolher o candidato do Partido Republicano à Casa Branca em 2012. As últimas pesquisas dão uma grande vantagem, de cerca de 15 pontos percentuais ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

Um mórmon considerado pouco conservador pela ala mais direitista do partido, Romney era franco favorito depois de vencer as convenções regionais no estado de Iowa e a prévia de Novo Hampshire. Mas contagem final de urnas espalhadas por Iowa acabou dando a vitória ao ex-senador Rick Santorum, ao contrário do que fora anunciado em 3 de janeiro.

Com a vitória do ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, afastado por problemas éticos do cargo, na primária da Carolina do Sul, a primeira realizada no Sul dos Estados Unidos,  em 21 de janeiro, a disputa republicana voltou a ficar indefinida.

Na pesquisa divulgada pela TV NBC, Romney tem 42% preferências contra 27% para Gingrich, 16% para Santorum e 11% para o deputado libertário Ron Paul.

Pelas regras das eleições primárias republicanas, é improvável que qualquer candidato consiga antes de abril os 1.144 votos de delegados à Convenção Nacional necessários para garantir a indicação oficial do partido, informa o sítio da companhia jornalística McClatchy Newspapers.

Nenhum comentário: