sábado, 14 de janeiro de 2012

Navio com 4,2 mil pessoas naufraga no Mediterrâneo

Um navio de cruzeiro com 4.229 pessoas a bordo naufragou ontem junto à ilha de Giglio, no Mar Mediterrâneo, perto da costa da região da Toscana, na Itália. Pelo menos 70 pessoas estariam desaparecidas. Três mortes foram confirmadas, de dois turistas franceses e um marinheiro peruano.

A imprensa italiana noticia que o navio Costa Concordia encalhou num banco de areia e começou a adernar. Pequenos barcos ajudaram no resgate de passageiros e tripulantes.

A Guarda Costeira da Itália chegou a afirmar que os passageiros não correram perigo, mas muitos se jogaram na água e tentaram nadar até um local seguro.

O Itamaraty confirmou mais tarde que havia 53 brasileiros no navio. A companhia Costa, dona do navio, tinha falado inicialmente em 46. O Consulado Brasileiro em Roma acompanha a operação de resgate e se prepara para dar ajuda aos brasileiros.

Por telefone, em entrevista ao telejornal Hoje, da TV Globo, um passageiro brasileiro descreveu a situação como caótica. Depois de um baque que derrubou copos e garrafas, o navio se inclinou. No primeiro momento, a orientação da empresa foi para que todos ficassem a bordo, contou o brasileiro.

Quando os tripulantes começaram a colocar seus coletes salva-vidas, os passageiros perceberam que a situação era grave e seguiram rumo aos botes salva-vidas na maior confusão, na base de cada um por si, sem respeito a mulheres, crianças e idosos.

As autoridades italianas investigam as causas da tragédia. O navio poderia ter se desviado da rota. Algumas fotos o mostram muito próximo de um farol.

Nenhum comentário: