terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mais cinco corpos são encontrados no Costa Concordia

As equipes de resgate retiraram hoje mais cinco corpos do semissubmergido navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou na sexta-feira à noite perto da Ilha de Giglio, na costa da região italiana da Toscana. O total de mortos chega assim a 11. Pelo menos 24 pessoas continuam desaparecidas.

Os mortos encontrados nesta terça-feira eram quatro homens e uma mulher. Aparentemente, estariam num ponto de encontro esperando socorro.

Aumentam as críticas ao despreparo da tripulação e a incúria do comandante Francesco Schettino, que está em prisão domiciliar.

Uma gravação divulgada pela imprensa italiana e pelo jornal francês Libération revela que ele não foi o último a abandonar o navio, como mandam as regras da navegação e como ele afirmou ter feito em depoimento à polícia. Ao contrário.

Schettino recebeu ordens expressas da capitania dos portos, que já sabia de uma morte, para voltar ao navio e chefiar a operação de salvamento. Não fez isso.

As autoridades italianas temem o vazamento de 2,3 mil toneladas de óleo combustível do navio de cruzeiro, que era um dos maiores e mais luxuosos do mundo.

Nenhum comentário: