quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fed vê crescimento moderado com riscos

A Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, vê um crescimento maior mas ainda moderado da maior economia do mundo, mas adverte para os riscos.

No fim de uma reunião de dois dias, o Comitê de Mercado Aberto do Fed advertiu hoje que o risco de contração ainda é uma ameaça, sem anunciar novas medidas de estímulo neste ano.

Ao mesmo tempo, decidiu manter inalterada sua taxa básica de juros inalterada numa faixa de 0-0,25% ao ano, ou seja, praticamente zero e indicou que deve ficar assim até meados de 2013.

Há duas interpretações do anúncio do Fed. Por um lado, o banco central americano observa uma modesta aceleração do crescimento, que pode desandar, especialmente se a crise das dívidas públicas da Europa se agravar. Não considera necessário um estímulo extra para evitar uma estagnação ou recessão.

Por outro lado, ao sinalizar que pretende manter sua taxa básica de juros em praticamente zero por mais um ano e meio, está dizendo que não espera um crescimento mais forte neste período. No trimestre passado, os EUA cresceram num ritmo de 2% ao ano.

Nenhum comentário: