quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Durão Barroso acusa Cameron de exigir o inaceitável

Depois da Alemanha, da França e do próprio vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, ontem foi a vez do presidente da Comissão Europeia, o ex-primeiro-ministro conservador português José Manuel Durão Barroso, atacar o veto do primeiro-ministro David Cameron a uma reforma dos tratados constitutivos da União Europeia.

Na reunião de cúpula de quinta e sexta-feira passadas em Bruxelas, na Bélgica, o chefe de governo do Reino Unido teria feito exigências inaceitáveis, capazes de destruir o mercado único europeu, afirmou Durão Barroso em discurso no Parlamento Europeu.

Ao prestar contas ao Parlamento Britânico, Cameron alegou ter vetado a mudança para proteger os interesses do país, especialmente do centro financeiro de Londres. Foi criticado pelo líder da oposição, Ed Miliband, por não ter impedido o acordo para salvar o euro ao mesmo tempo em que excluiu o Reino Unido da mesa onde serão tomadas as grandes decisões econômicas da União Europeia.

Cameron não tem condições de submeter qualquer legislação europeia à Câmara dos Comuns sem enfrentar uma revolta de sua própria bancada conservadora. Com a crise do euro, cresce o eurocetismo na Grã-Bretanha. Vários conservadores querem realizar um plebiscito para tirar o país da UE.

O governo britânico negou hoje que as propostas do primeiro-ministro representassem qualquer ameaça ao mercado único, o maior interesse do Reino Unido no processo de integração da Europa. Mas o mal-estar é o pior desde a era Margaret Thatcher (1979-90).

Um eurodeputado francês sugeriu que seja revisto o acordo que dá uma devolução ao Reino Unido porque o país pouco ganha com a política comum de subsídios agrícolas, que beneficia mais a França, a Alemanha, a Itália e a Espanha.

Nenhum comentário: