segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Moody's adverte para risco de toda a Europa

A agência americana de classificação de risco Moody's advertiu ontem à noite que a atual crise das dívidas públicas ameaça as notas de crédito de todos os países da Europa. Depois de alertar a França de que pode perder sua nota máxima, a Moody's declarou que mesmo as economias mais sólidas como Alemanha, Áustria, Finlândia e Holanda estão sob risco de rebaixamento.

Para a agência, a Zona do Euro deve sobreviver se o calote da Grécia for o único, mas a Moody's faz uma ressalva: "Enquanto a Eurozona em seu conjunto possui uma força econômica e financeira enorme, a fraqueza de suas instituições continua entravando uma solução da crise e pesando sobre as notas. Na ausência de medidas políticas que estabilizem a situação dos mercados em curto prazo, o risco de crédito vai continuar a subir".

Pior ainda: um "grande acontecimento negativo", como um novo calote ou a falência de um grande banco, poderia gerar consequências "devastadoras" para toda a economia mundial, jogando na recessão outros países ricos como o Japão e os Estados Unidos.

Neste caso, haveria sério risco das dívidas de países da Eurozona serem rebaixadas a "lixo", aumentando a probabilidade de ruptura da união monetária com repercussões negativas para toda a União Europeia e o resto do mundo, noticia o jornal francês Le Monde.

Nenhum comentário: