segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ministério se demite após 33 mortes no Egito

Os ministros civis do Egito pediram demissão coletivamente hoje em reação às mortes de pelo menos 33 pessoas em confrontos entre a polícia e manifestantes que não aceitam a tutela dos militares sobre a nascente democracia do país.

Outras 1.750 pessoas saíram feridas, na pior onda de violência no Egito desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, informa a TV pública britânica BBC.

Ainda não está claro se a demissão será aceita pelo Conselho Supremo das Forças Armadas. A rede de TV árabe Al Jazira diz que foi, mas a BBC não confirma.

Na Praça da Libertação, o berço da revolução, no centro do Cairo, a multidão já pede a queda do marechal Mohamed Hussein Tantawi, ministro da Defesa e presidente do conselho que assumiu o poder depois da queda de Mubarak.

Além do papel de guardiães da Constituição, os militares, que na prática governam o Egito desde o fim da monarquia, em 1952, têm enormes interesses econômicos que desejam preservar. Eles garantem que a atual onda de violência não vai impedir a realização das eleições parlamentares marcadas para 28 de novembro de 2011, noticia a agência Reuters.


Nenhum comentário: