sexta-feira, 18 de novembro de 2011

França e Turquia querem sanções contra a Síria

Durante encontro em Ancara, os ministros do Exterior da França, Alain Juppé, e da Turquia, Ahmed Davutoglu, pediram hoje a imposição de duras sanções contra a Síria e o fortalecimento da oposição ao ditador Bachar Assad, no poder há dez anos, reporta a TV pública britânica BBC.

Cerca de 4 mil pessoas foram mortas na violenta repressão contra a revolta popular iniciada em 15 de março de 2011. Nos últimos dias, houve notícias de ataques de um grupo organizado, o Exército da Síria Livre, sediado na Turquia, o que caracterizaria uma guerra civil, observa o jornal americano The Miami Herald.

Um projeto de resolução condenando o regime sírio no Conselho de Segurança das Nações Unidas foi vetado pela China e a Rússia. O Brasil está entre os países que resistem à adoção de sanções, como se dar mais tempo para as reformas prometidas por Assad resolvesse o problema.

O ministro do Exterior britânico, William Hague, vai se reunir na segunda-feira com os dois principais grupos de oposição, o Conselho Nacional Sírio e o Comitê de Coordenação pela Mudança Democrática, informa o Financial Times.

Nenhum comentário: