terça-feira, 29 de novembro de 2011

Egípcios votam em massa na primeira eleição democrática

As primeiras eleições democráticas da História do Egito entraram hoje no segundo dia de votação com alto comparecimento às urnas, informa a agência Associated Press, sem denúncias de fraude ou ataques a zonas eleitorais depois de duas semanas de protestos e violentos choques com a polícia que deixaram 41 mortos, noticia o jornal The New York Times.

A Irmandade Muçulmana é favorita, mas não deve obter maioria absoluta no futuro parlamento, encarregado de reformar a Constituição.

Haverá mais votação em 14 de dezembro e 3 de janeiro. Os resultados oficiais das eleições para a Câmara são esperados em 13 de janeiro.

Num sinal de confiança na nascente democracia egípcia, a Bolsa de Valores do Cairo registrou hoje alta de 6%. Antes da crise mundial de 2008-9, o Egito crescia há uma década a taxas anuais de 7% ao ano.

Os problemas econômicos ajudaram a deflagrar a revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak em 11 de fevereiro de 2011, mas a expectativa de crescimento de apenas 1,2% neste ano aponta dificuldades à frente para satisfazer aos milhões de jovens desempregados que foram os principais ativistas no levante popular.

Nenhum comentário: