quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dívida de Portugal perde grau de investimento

No dia de uma greve geral contra as medidas de austeridade econômica em Portugal, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito soberano do país em um grau, de BBB- para BB+, e manteve uma perspectiva negativa. Os títulos portugueses perdem o grau de investimento. Passam a ser considerados papéis podres, especulativos.


"Os grandes desequilíbrios orçamentários, o elevado endividamento em todos os setores e as previsões macroeconômicas adversas significam que o perfil de crédito soberano já não é consistente com uma avaliação de qualidade de investimento", declarou a Fitch em nota. A expectativa de recessão de 3% em 2012 não ajuda.


Mesmo assim, a agência considera possível que o país cumpra as metas de redução do déficit orçamentário acertadas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional e elogia o programa de ajuste fiscal que causou a greve geral de hoje.


A nota de crédito de Portugal já tinha sido rebaixada para o nível de especulação pela agência Moody's em julho. Já a Standard & Poors, a outra grande firma do setor, manteve a nota portuguesa no mês passado no nível mais baixo de grau de investimento.

Nenhum comentário: