quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Crise já atinge 12 dos 17 países da Eurozona

A crise das dívidas públicas já atinge 12 dos 17 países da União Europeia que usam o euro como moeda. Além da poderosa Alemanha, só Estônia, Finlândia, Holanda e Luxemburgo estão pagando prêmios de risco do que a Espanha pagava em maio de 2010, quando foi atingida pela crise da Grécia.

O prêmio de risco é a diferença entre os juros que os países pagam e os da Alemanha para títulos de mesmo prazo.

Desde então, Grécia, Irlanda e Portugal negociaram empréstimos com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. Na Espanha, o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero congelou aposentadorias e reduziu salários do setor público. Seu Partido Socialista Operário Espanhol deve sofrer domingo sua maior derrota.

Foi criado o Fundo Europeu de Estabilização Financeira e o Banco Central da Europa começou a comprar títulos dos países com dificuldade para rolar suas dívidas, mas a crise se agravou, passando a ameaçar a Itália, que destituiu o arquicorrupto Silvio Berlusconi na semana passada e hoje apresentou um novo governo sob a liderança do ex-comissário europeu antimonopólio Mario Monti.

Até a França, segunda maior economia da Europa e quinta do mundo, está ameaçado de perder sua nota máxima das agências de classificação de risco, observa o jornal espanhol El País.

Nenhum comentário: