segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Congo vota em clima de violência

O presidente Joseph Kabila e o ex-primeiro-ministro Étienne Tshisekedi são os favoritos na eleição presidencial desta segunda-feira, 28 de novembro de 2011, na República Democrática do Congo, que ficou em último lugar no último ranking de desenvolvimento humano das Nações Unidas.

A Comissão Nacional Eleitoral Independente declarou estar pronta, apesar dos problemas logísticos num país de 2,3 milhões de quilômetros quadrados, uma vez e meia o estado do Amazonas, e infraestrutura de transportes e comunicações extremamente precárias, que se recupera da Primeira Guerra Mundial Africana.

Entre 1996 e 2003, estima-se que 5,4 milhões de pessoas tenham sido mortas no antigo Congo Belga por guerras, violência e doenças causadas pelos conflitos armados.

Estas eleições presidencial e legislativas serão as segundas depois da guerra. Pelo menos duas pessoas foram mortas no sábado, último dia da campanha, quando a polícia atacou manifestantes da oposição que esperavam seu candidato no aeroporto de Kinshasa, a capital do país.

De Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, fez um apelo os líderes políticos para que "contenham os ânimos e garantam que a votação transcorra em paz e segurança".

Nenhum comentário: