quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TVs mostram imagens da morte do coronel Kadafi

O ex-ditador Muamar Kadafi foi morto na batalha pelo controle de Sirte, sua terra natal, anunciou hoje de manhã a TV da Líbia citando como fonte o Conselho Nacional de Transição, o governo provisório dos rebeldes. A notícia foi confirmada pelo novo primeiro-ministro líbio, Mohamed Jibril.

A TV líbia mostrou imagens de telefone celular supostamente mostrando a retirada do ditador ainda vivo de um bueiro onde o ex-ditador estaria escondido. A TV árabe Al Jazira divulgou as primeiras imagens de Kadafi morto.

O corpo estaria exposto numa mesquita em Missurata, mas um porta-voz rebelde disse à BBC que foi levado para um hospital. É um sinal definitivo da tomada do poder por uma revolução iniciada em 15 de fevereiro de 2011, sob a inspiração das revoltas que tinham derrubado os ditadores da Tunísia, Zinedine ben Ali, em 14 de janeiro, e do Egito, Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro.

As manifestações de rua inspiradas pelo que se vira na Praça da Libertação, no Cairo, foram brutalmente reprimidas pela ditadura de Kadafi.

Um mês depois, quando as forças do ditador se aproximavam de Bengázi, a segunda maior cidade líbia e principal centro da rebelião, por iniciativa da França e do Reino Unido, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou o uso da força para "proteger a população civil".

Foi a intervenção militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que virou o jogo a favor dos rebeldes, mas o regime resistiu durante meses.

Com a tomada do palácio presidencial e a queda da capital, Trípoli, em agosto, o ditador foi posto em fuga. Kadafi foi morto hoje quando tentava fugir de Sirte. Seu comboio foi bombardeado pela Força Aérea da França

A morte de Kadafi é um marco importante no fim de uma ditadura personalista de 42 anos, de um regime construído ao redor dele, que se tornou um pária ao apoiar grupos terroristas do Oriente Médio à Irlanda do Norte. Deve desestimular a resistência de seus partidários. Sua presença em Sirte explica a luta obstinada dos kadafistas para manter o controle da cidade, que caiu hoje.

Um de seus filhos, Mutassim, que chefiava o serviço secreto, também teria sido morto. Outro filho, Seif al-Islam Kadafi, muitas vezes apontado como sucessor do país, estaria cercado.

Em Londres, o primeiro-ministro britânico David Cameron, um dos líderes da itervenção militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com o aval do Conselho de Segurança das Nações Unidas, declarou que agora "o povo líbio tem uma chance de construir um futuro pacífico e democrático. Faço um tributo à coragem do povo líbio".

Um comentário:

Wassangombe disse...

É triste até chegar a este ponto, porque o diálogo seria melhor.