sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ONU quer investigar morte de Kadafi

Diante das imagens caóticas do coronel Muamar Kadafi preso, ensanguentado e em seguida morto, a alta comissária das Nações Unidas, Navi Pillay, pediu hoje uma investigação sobre as circunstâncias da morte do ditador da Líbia.

A grande maioria dos líbios está aliaviada pela morte do ditador que infernizou o país durante 42 anos, mas muitos gostariam de vê-lo num tribunal respondendo por seus crimes.

Kadafi estaria fugindo de sua terra natal, Sirte, tomada ontem pelos rebeldes, quando o comboio onde viajava foi bombardeado pela Força Aérea da França. Ele tentou escapar, escondeu-se num cano de esgotos debaixo de uma ponte, mas foi descoberto, capturado e morto.

Ontem, o primeiro-ministro Mahmoud Jibril afirmou que o ditador morreu no fogo cruzado, quando o jipe onde era levado para o hospital foi atacado por kadafistas que tentavam libertar seu líder. Pelas imagens, pode-se deduzir que houve uma execução sumária.

As imagens dramáticas também levantaram dúvidas sobre a capacidade do Conselho Nacional de Transição, o governo provisório dos rebeldes, de controlar seus próprios militantes.

Nenhum comentário: