quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ONU aprova fim da intervenção na Líbia

Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu hoje que a intervenção militar na Líbia termina em 31 de outubro de 2011.

O uso da força para "proteger a população civil" foi autorizado pela Resolução 1.973 do Conselho de Segurança, aprovada em 17 de março, quando as forças leais ao coronel Muamar Kadafi estavam prestes a tomar Bengázi, a segunda maior cidade líbia, e massacrar o movimento popular pela democracia.

Duas semanas depois, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar da América do Norte com a Europa, assumiu o controle das operações militares, que já tinham sido iniciadas pelas forças aéreas dos Estados Unidos, da França e do Reino Unido.

A intervenção foi criticada pelo Brasil, a China e a Rússia, países que se abstiveram na votação para autorizar o uso da força, sob a alegação de que o Conselho de Segurança não deu um mandato para mudar o regime nem para matar o coronel Kadafi.

Ao justificar a ação, as potências ocidentais argumentaram que não haveria segurança para os civis com Kadafi no poder. A campanha foi mais longo do que previsto, mas não houve denúncias de grande mortandade de civis causada por erros das forças da OTAN.

Nenhum comentário: