sábado, 22 de outubro de 2011

Cristina Kirchner deve ser reeleita com maioria absoluta

A presidente Cristina Kirchner deve ser reeleita neste domingo para um segundo mandato de quatro anos, com a maioria absoluta dos votos, diante de uma oposição enfraquecida numa Argentina com sérias debilidades institucionais.

As pesquisas indicam que a presidente terá entre 52% a 58% dos votos. Pela lei argentina, ganha no primeiro turno quem tiver mais de 45% dos votos ou mais de 40% e dez pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.

Nesta eleição, o segundo colocado, o candidato socialista Hermes Binner, tem 12% das preferências, enquanto Ricardo Alfonsín, filho e sósia do ex-presidente Raúl Alfonsín, da União Cívica Radical (UCR), nem chega a 10%.

O que está realmente em jogo é se o governo terá maioria no Congresso para emendar a Constituição. Sem adversários à altura, a oposição teme que Cristina seja mais autoritária.

Na Câmara, a expectativa é que a aliança governista eleja de 115 a 125 deputados, o que deixaria Cristina Kirchner perto da maioria absoluta de 129. Não seria difícil conquistar mais alguns aliados.

No Senado, a Frente pela Vitória, coalizão articulada pelo ex-presidente Néstor Kirchner, falecido no ano passado, deve ficar com 38 das 72 cadeiras.

Nenhum comentário: