quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Supremo tribunal alemão aprova ajuda à Eurozona

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou legal hoje que o país dê ajuda a parceiros da Zona do Euro em dificuldades para pagar suas dívidas públicas, mas exigiu um controle maior do Parlamento.

Para os juízes do supremo tribunal alemão, com sede em Karlsruhe, o orçamento é de competência do Parlamento, que precisa dar sua aprovação "a cada medida de ajuda de grande importância".

A decisão foi festejada pela primeira-ministra Angela Merkel, que prometeu "defender o euro". Também animou os investidores, que veem na crise das dívidas públicas da Eurozona a maior ameaça à recuperação da economia mundial. Imediatamente as bolsas de valores começaram a subir.

Se a ajuda fosse considerada inconstitucional, como queria o grupo de economistas alemães que recorreu à Justiça, os programas de resgate da Grécia, Irlanda e Portugal voltariam à estaca zero.

Agora, a Câmara Federal da Alemanha precisa aprovar a ajuda. Com a reação negativa de parte do eleitorado diante da ajuda a países considerados menos disciplinados, a votação promete ser apertada.

Nenhum comentário: