terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dois monges tibetanos se imolam na China

Dois monges tibetanos tocaram fogo em suas roupas na segunda-feira, 26 de setembro de 2011, em protesto contra as políticas de assimilação do regime comunista da China, afirma hoje o jornal The New York Times, citando como fonte um grupo de defesa dos direitos do Tibete.

Os monges teriam sido hospitalizados.

Nesse mosteiro, em Kirti, numa área remota da província de Sichuã, houve quatro autoimolações nos últimos meses, incluindo as duas últimas.

Lobsang Kalsang e Lobsang Konchok tem entre 18 e 19 anos. O primeiro era irmão de Phuntsog, que se imolou em março, informou a organização não governamental Tibete Livre.

Sichuã faz parte do Grande Tibete, da grande área de influência tibetana, que vai muito além, é duas vezes maior do que é hoje reconhecido como Tibete, uma província da China, supostamente uma região autonoma, mas governada com dureza por Beijim.

Essas áreas tibetanas de fora do Tibete como Sichuã estão sujeitas a políticas muito mais fortes de assimilação cultural que atacam diretamente o lamaísmo como principal símbolo de resistência.

Nenhum comentário: