segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bolsas de emergentes do Sudeste da Ásia desabam

A onda de choque do desacordo da União Europeia em torno de medidas para evitar um calote da Grécia e contar a crise das dívidas públicas na Zona do Euro deu um duro golpe nas bolsas de valores das economias emergentes do Sudeste da Ásia.

Com perdas de 9%, Bangkok, na Tailândia, sofreu a maior queda, seguida por Jacarta, na Indonésia, com 5%, e Manila, nas Filipinas, com baixa de 4,2%, enquanto Hong Kong caiu 1,7%, Xangai 1,6%, Tóquio 2,2% e Seul 2,6%, informa o Wall St. Journal.

A expectativa de que o Banco Central da Europa corte as taxas de juros para estimular o crescimento deu algum fôlego ao mercado, levando as principais bolsas europeias a subir, com altas de 0,45% em Londres, 2,87% em Frankfurt e 1,75% em Paris. Mas a grande preocupação com a crise grega persiste.

O Parlamento da Grécia deve aprovar amanhã mais reduções de gastos públicos, apesar da pressão popular numa economia que afunda cada vez mais. Sem os cortes, o país dificilmente vai receber uma nova parcela da ajuda de emergência e um calote será inevitável.

A Bolsa de Nova York subia 1,31% por volta do meio-dia pela hora local, com alta das principais ações e das empresas do setor financeiro.

Nenhum comentário: